
Todas as empresas, por menor que sejam, devem ter um sistema para gerir os seus negócios. Atualmente os sistemas de gestão (ERP’s) estão bem acessíveis e hoje você consegue um sistema na sua empresa com um custo mensal que cabe no seu orçamento.
As principais vantagens de ter um sistema para o seu negócio são :
Padronização, ferramenta única para toda empresa; integra processos dentro das empresas; maior controle dos negócios (custo e receita); facilidade para apurar e cumprir as obrigações fiscais; informações gerenciais de qualidade (dashboard).
Alguns processos:
- Solicitação ao pagamento: Alguém faz uma solicitação de material ou serviço, o gestor aprova e o comprador faz o pedido de compra. Ao receber a nota fiscal de material ou serviços a área fiscal da entrada na nota , faz a devida conferência e classificação e libera para o financeiro para que este inclua no seu fluxo de caixa e programe o seu pagamento. Todo o fluxo deste processo está no sistema o que garante a conformidade e segurança e futuro rastreamento se necessário.
- Pedido ao recebimento: O Cliente faz um pedido a área de administração de vendas, entra com o pedido no sistema e em seguida a área de faturamento emite a nota fiscal. Esta nota é transmitida para o site da SEFAZ – Secretaria da Fazenda Estadual ou Municipal e a nota fiscal vai para o contas a receber e o financeiro inclui esta nota no seu fluxo de caixa e faz o acompanhamento para o seu recebimento.
Existem outros processos que irei detalhar futuramente como:
- Controle e produção – custeamento dos estoques
- Cadastro de pessoal e folha de pagamento
- Apuração fiscal e obrigações acessórias
- Controle de ativo imobilizado
- Controle orçamentário
